Introdução à Modelagem de Dados

Quando estamos estudando banco de dados, um dos primeiros assuntos a ser visto é sobre modelagem de dados.

Mas para que serve?

Geralmente a modelagem de dados é o estudo da disposição dos dados na forma que os mesmos estarão armazenados no banco de dados.

É necessário entender os negócios da empresa para que se faça boas modelagens. Não existe nada padrão de mercado, sendo que cada empresa terá sua particularidade (como consequência, diferentes modelagens de dados).

A modelagem é um estudo logo e é totalmente dependente da engenharia de software. Um bom levantamento de requisitos é fundamental para que se tenha uma boa modelagem.

O estudo da modelagem de dados tem o objetivo de se evitar erros de projetos de sistemas provocados por falhas no projeto de bancos de dados.

Podemos pensar como se o projeto de software fosse como a construção de prédios (codomínios verticais). Assim como na construção civil, softwares precisam ser planejados antes da execução em si dos prédios. O estudo do MER visa separar os assuntos diversos do software, para que seja possível transformar esses assuntos em tabelas no banco de dados. O MER (modelo entidade relacionamento) deve ser feito juntamente com a análise de requisitos, a qual esse modelo será dependente.

Para os bancos de dados em si, provavelmente não será acusado erro nessa fase do projeto do banco de dados, pois é um serviço totalmente de responsabilidade do analista.

Alguns projetos possuem o analista de requisitos e o analista de modelagem de dados separados, justamente para que o analista de modelagem de dados mantenha o foco não somente em atenter as regras de negócio, mas também se preocupar como os dados serão armazenados.

Quando estamos desenvolvendo um projeto, temos que ter em mente que a fase inicial é uma das fases mais difíceis do projeto, pois geralmente estamos conhecendo o projeto a pouco tempo. É nessa faze de devemos perguntar os “porques”, para termos mais conhecimento do projeto a medida que o mesmo está sendo levantado.

A fase inicial torna-se também uma das fases mais importantes, pois ela será o alicerce de todas as fases do sistemas.

 

 

 

 

Anúncios
WikiDBA

by Virendra Yaduvanshi - Microsoft SQL Server Database Architect | Consultant | Blogger | Specialist | DBA | Speaker

Blog - Fabiano Neves Amorim

SELECT * FROM [Coisas Da Minha Cabeça] WHERE dbo.fn_TempoParaPost() < dbo.fn_TempoLivre()

ROMANO DBA

Administração de Bancos de Dados

Tércio Costa, Oracle Developer, OCE SQL

Guia de estudos para certificação ORACLE SQL Expert(1Z0-047) e PL/SQL(1Z0-144)

Strate SQL

Data Adventures with an Architect

%d blogueiros gostam disto: