Criando um banco de dados no Microsoft-Access
Para ilustrar a criação simples de banco de dados, iremos utilizar os exemplos normalizados:
Primeiramente, crie um banco de dados vazio no Microsoft Access;
Dê um nome ao banco de dados:
Como criamos um banco de dados vazio, o MS-Access irá pedir os dados para a nova tabela;
Classificando o tipo de dados
Usaremos os tipos básicos de dados que o MS-Access oferece. Os tipos de dados servem para classificarmos os mesmos. Determinado dado tem certa característica(s). Por exemplo: “DQF-2134”, “15/07/2000”, “16”, “Ana Cristina da Silva”, “13.200-015”, “São Paulo”. Podemos observar que os dados possuem caracteres numéricos e alfanuméricos. Observando os valores dos dados, podemos classificar o seu tipo.
O MS-Access possui alguns outros tipos de dados:
Iremos criar as tabelas abaixo, conforme exercício passado:
ESTOQUE_ITENS(NR_CONTROLE,ITEM, COD_PECA, QUANTIDADE, TIPO_MOVIMENTACAO, COD_SETOR)
PECA(COD_PECA, DESCRICAO_PECA)
SETOR(COD_SETOR, DESC_SETOR)
ESTOQUE(NR_CONTROLE, DATA, COD_FUNC_REP, COD_FUNC_RESP)
FUNCIONARIO(COD_FUNC, NOME_FUNC)
Criando tabelas no MS-ACCESS
Tabelas a serem criadas:
Realize após a construção das tabelas testes de inserção de dados. Perceba que ainda não haverá nada que impeça o usuário colocar um dado que não exista nas tabelas bases.
Relacionamento entre tabelas
Para fazer o relacionamento no ACCESS, vá no menu “Ferramentas de Banco de Dados” / Relações
Selecione todas as tabelas e pressione “Adicionar”
Após a inclusão de todas as tabelas, aparecerá as tabelas “não-relacionadas”, conforme figura abaixo:
Arraste o campo “NR_CONTROLE” da tabela “ESTOQUE” para o campo “NR_CONTROLE” da tabela “ESTOQUE_ITENS”. A seguinte tela aparecerá:
Faça o mesmo processo para os demais itens do banco de dados, deixando igual a figura abaixo:
Teste novamente a inserção de dados;