Banco de Dados I – Aula 04B

EXERCÍCIOS: Modelo Entidade Relacionamento e Modelo Relacional

  • A partir dos cenários mostrados, faça o MER conforme regras vistas em aula e posteriormente faça o Modelo Relacional;

EXERCÍCIO 1

  • Em um determinado imóvel, há 5 salas que servem para que determinados médicos façam o atendimento de seus clientes particulares. No local, há uma única secretária a qual é responsável pela agenda de cada médico. Somente um único médico faz o atendimento em sua sala, a qual a sala ele é locatário. Nesse imóvel, não é possível que hajam especialidade de médicos iguais. Na agenda física que a secretária gerencia, é marcada a data da consulta, hora da consulta, o médico que irá atender e paciente a ser atendido. Os pacientes são cadastrados por cpf, nome e sobrenome, telefones.  Os médicos possuem CRM, Nome e especialidade. Desenvolva um MER que atenda o cenário mostrado, otimizando possivelmente entidades e atributos desnecessários;

EXERCÍCIO 1.1 (Variação do exercício 1)

  • Em um determinado imóvel, há salas que servem para que médicos façam o atendimento de seus clientes particulares. No local, há uma única secretária a qual é responsável pela agenda dos médicos. Os médicos possuem agenda flexíveis, as quais uma sala atende vários médicos em diferentes horários. Nesse imóvel, é possível que hajam especialidade de médicos iguais, porém em horários diferentes. Na agenda que a secretária gerencia, é marcada a data da consulta, hora da consulta, o médico que irá atender, paciente a ser atendido e a sala que o paciente será atendido . Como as consultas particulares, é colocado um valor de consulta padrão para todos os atendimentos realizados, a qual tem reajustes de ano em ano. Os pacientes são cadastrados por cpf, nome e sobrenome, telefones.  Os médicos possuem CRM, Nome e especialidade.

EXERCÍCIO 2

  • A empresa Engenho ABC Ltda presta serviços de projetos civis residenciais e comerciais, sendo ela dividida em departamentos que são cadastrados por um nr, descrição do departamento e localização. Os funcionários da empresa são contratados, a qual um contrato associa cada funcionário ao departamento onde ele trabalha. A contratação possui uma data de contratação e quantidade de dias de contratação. Os funcionários são cadastrados pelo CPF, nome, endereço, cargo e salário. Dentre os funcionários se destacam os engenheiros que possuem dois atributos adicionais: o CREA e a especialidade.  Os engenheiros são alocados para gerenciar projetos da empresa a partir de determinada data. Esses projetos inclusive podem ser dirigidos paralelamente dependendo da complexidade. Os projetos possuem um código, título, descrição, localização geográfica, prazo de entrega e custo. Os projetos são solicitados pelos clientes que são cadastrados por um código, nome, endereço e fones.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s