Criando no Virtual Box o ambiente para instalar Oracle Linux 7 – Parte 01 (off topic)
É provável que voce tenha que estudar os conceitos cidados no livro para a certificação 1Z0-052. Porém, uma coisa que senti falta foi instruções para se criar uma máquina virtual, igualmente aos que a Oracle dá nos treinamentos para que seja possível treinar o que está sendo visto. O livro parte do principio que voce já tenha o Sistema Operacional instalado. Pois bem, na maioria dos casos não temos ainda este ambiente.
Tentarei mostrar aqui uma forma mais simples possível um ambiente para que possamos praticar para a prova. Logicamente, o ambiente Oracle por si só já é complexo, a qual o livro cobra tanto administração em ambiente Linux e Windows. Apesar de serem parecidos (a administração), cada ambiente possui sua particularidade.
Até a presente data do Post, estarei utilizando o sofware de virtualização Virtual Box, que atualmente está na versão 5.1.22. Vou partir do principio que voce já tenha instalado em sua máquina juntamente com o Extension Pack suportado.
Faça a instalação em sua máquina. Acredito que não seja necessário instruções para esta etapa, já que a instalação dessa grande ferramenta é bem simples.
No site da Oracle, baixe o Oracle Linux a partir da versão 6. Utilizaremos a versão 7.3 nessa instalação. (Talvez seja necessário voce faze um cadastro no site da Oracle para baixar os produtos. É totalmente de graça!)
No virtual box, clique em novo para fazer a crição da nova máquina virtual:
Dê um nome para a sua máquina virtual. Tipo: Linux e Versão Oracle (64-bits) serão sugeridos automaticamente. Clique em [Próximo]
Deixe a máquina virtual com 2048 MB de Ram (2 GB). Clique em [Próximo]
Deixe selecionado a oção “Criar um novo disco virtual agora” e cliique em [Próximo]
Escolha a opção VMDK e clique em [Próximo]
Por possuir um acesso mais rápido, optei por escolher a opção de “Tamanho fixo”. Se preferir, também é possível usar “Dinamicamente Alocado”
Vamos criar o disco 01, com o tamanho de 16 GB. Observe também que alteramos o nome padrão do arquivo para OLE7_SVR1-DISK01. Clique em [Criar].
Obs: 16 GB é uma quantidade mínima a ser gerenciada. Caso não se importe dos arquivos de instalação sejam colocados na mesma partição, podemos deixar essa partição com aproximadamente 26 GB.
Dependendo do tipo de disco que voce esteja utilizando, essa operação pode demorar um pouco.
Após o término da criação irá aparecer o nome da máquina criada, a qual precisaremos ainda ajustar algumas configurações. Observe que a máquina OLE7_SVR1 está criada.
Clique em configurações para seja possível alterar alguns parametros dessa máquina virtual.
Na aba Geral, sub-aba Avançado, para melhor facilidade de futuras configurações, altere “Area de Transferencia Compartilhada” para e “Arrastar e Soltar” para BI-direcional”
Na aba Rede, sub-aba Adaptador 1, verifique se está marcado “Habilitar Placa de Rede”, “Conectado a”esteja configurado para “Placa em modo Bridge”, “Modo Promísculo” esteja como “Permitir Tudo”
Na aba Armazenamento, clique em cima da Controladora SATA e clique em “Adiciona Disco Rígido”. (ícone com o símbolo + com um quadrado)
Clique em “Criar novo disco”
Escolha o tipo VMDK e clique em [Próximo]
Escolha “Tamanho Fixo”, ou “Dinamicamente alocado” e clique em [Próximo]
Dê o mesmo nome para o arquivo anteriormente dado, porém com os dígitos DISK02 no final, tendo o tamanho de 20 GB, e clique em [Criar]
Mais uma vez, o Virtual Box pode demorar um pouco para criar esse arquivo.
Aguarde e a perceba que essa máquina virtual possui 2 discos até o momento. Clique em [OK] para fechar a tela configuração.
Esse artigo continua em:
Installing Oracle Enterprise Linux 7 (OEL) on environment created by Virtual Box – Parte 02